Bom dia, Pessoal !!
Vamos divulgar o grupo que a farmacêutica Fernanda Cabral, realizou para orientação dos diabéticos e entrega do aparelho de glicemia . A mesma, contou com a ajuda da Tec. de Enfermagem Angelica.
Mas como utilizar o medidor de diabetes para controlar a glicemia ?
Estudos recentes mostram que, em pacientes diabéticos que não necessitam de uso de insulina, ou seja, os que tomam remédio apenas pela via oral, não há benefícios em se ficar furando o dedo com frequência! Os dedos agradecem!
Usar um aparelho medidor de glicose para monitorar o açúcar no sangue é uma parte da vida diária de milhões de pessoas em todo o mundo. Medidores de glicose geralmente são pequenos dispositivos alimentados por bateria, o que torna conveniente para as pessoas verificarem os seus níveis de glicose em qualquer lugar. Para a maioria, o trabalho resume-se em “ler” uma gota de sangue que o usuário tenha colocado em uma tira de teste descartável.
Para iniciar o teste, o usuário deve colocar a tira de teste no local apropriado do medidor, picar a ponta do dedo e, em seguida, coloque uma gota de sangue na tira. Antes de picar a pele, o usuário deve limpar o local de teste selecionado para garantir que ele estará livre de resíduos de açúcar. Se o local não é limpo, as leituras podem não ser precisas.
Em um curto espaço de tempo, o medidor irá mostrar um resultado em sua janela de exibição digital. Os usuários devem gravar seus resultados de teste e conversar com seu prestador de cuidados de saúde para ajudar no gerenciamento global da doença. Os utilizadores podem também testar materiais de controle para garantir que o medidor e tiras de teste estão a funcionando corretamente.
Dicas para uma utilização correta
Leia atentamente as instruções. Medidores de glicose e tiras de teste devem vir com instruções de uso. O seu manual de usuário também deve incluir um número de telefone 0800 que você pode usar para entrar em contato com o fabricante. Quantas vezes você deverá usar o seu medidor de glicose, e quais resultados que você deve esperar, deve basear-se nas recomendações do seu médico.
Use as tiras de teste que são recomendadas para o seu medidor de glicose. É importante usar apenas as tiras de teste que são especificadas para o seu medidor de glicose. Caso contrário, o dispositivo pode deixar de dar resultados ou pode gerar resultados imprecisos.
Saiba que as leituras tiradas em “locais alternativos” podem não ser sempre tão precisas quanto as leituras realizadas à partir dos dedos. Estas leituras podem ser diferentes nos momentos em que os níveis de glicose estão mudando rapidamente. Isso é comum após uma refeição, depois de tomar insulina, durante o exercício, ou quando você está doente ou sob estresse.
Use o sangue de um dedo em vez de um local alternativo se você achar que sua glicose no sangue está baixa quando você normalmente não tem sintomas de que a glicemia está baixa, ou se os resultados do local alternativo não correspondem a aquilo que você está sentindo.
Conheça os fatores que afetam a precisão do medidor. Estes podem incluir:
- teste realizado na pele impura
- armazenamento inadequado das tiras de teste
- a quantidade de glóbulos vermelhos (hematócrito) no sangue
- outras substâncias presentes no sangue, tais como o ácido úrico, a glutationa, a vitamina C e
- altitude, temperatura e umidade
- a utilização de tiras de teste desenvolvidas como uma opção menos dispendiosa do que as tiras destinadas a um determinado medidor (tira genérica)
- tiras de teste que não conseguem distinguir entre a glicose e outros açúcares.
Execute as verificações de controle de qualidade com soluções de controle de teste para garantir que as tiras de teste e medidor estejam funcionando corretamente juntos. Alguns medidores podem também proporcionar tiras de teste eletrônicas que induzem um sinal para indicar se o medidor (e somente o medidor) está funcionando corretamente. Além disso, execute verificações de controle de qualidade com soluções de controle regularmente para garantir que o medidor esteja funcionando corretamente.
Pergunte ao seu prestador de cuidados de saúde para assistir você testar em si mesmo. Ele ou ela pode dizer se você está usando o medidor corretamente.
Saiba quando e como limpar seu medidor. Alguns medidores precisam de limpeza regular. Outros não precisam de limpeza regular, mas contêm alertas eletrônicos que indicam quando você deve limpá-los. Você deve seguir as instruções dadas no manual sobre como limpar o aparelho. Somente o fabricante pode limpar alguns dos medidores.
Entenda o que significa visor do medidor. A faixa de valores de glicose pode ser diferente entre os medidores.Tenha certeza que você sabe como valores altos e baixos de glicose são exibidos em seu medidor. Às vezes, eles são apresentados como “LO” ou “HI” quando o nível de glicose está aquém ou além do alcance do que o medidor pode medir.
Relate problemas para o fabricante e, no Brasil, para a ANVISA. Se você suspeitar que a morte ou lesão grave foi relacionado com as leituras de glicose falsas, siga o procedimento de notificação obrigatória estabelecida pelo seu hospital ou usuário. Relate eventos adversos não relacionados com ferimentos graves para o fabricante do dispositivo.
A farmacêutica Fernanda e a Tec. Angelica deram palestras para orientar a utilização do aparelho de glicemia .
'' A felicidade consiste em três pontos: trabalho, paz e saúde.''
0 comentários:
Postar um comentário