quarta-feira, 16 de março de 2016

Dia do Peso da Equipe Monte das Oliveiras ...



Bom  Dia !!!


Nessa Terça- feira  Um dos programas  do @emydiocabral foi o dia do peso da equipe Monte das Oliveiras. Com crianças de 0 a 6 anos. 
Também tivemos avaliação bucal com a TSB Prsicila .

Mas para que Serve o dia do PESO ....

Sabemos que o dia do peso é importante para saber como estão se desenvolvendo as crianças .O crescimento é influenciado por diversos fatores, como a herança genética, o meio ambiente, os aspectos psicológicos individuais e familiares e também pelos níveis socioeconômico, escolar e cultural da família. Portanto, os problemas de crescimento refletem as condições de vida da criança e são considerados importantes indicadores de saúde e de desenvolvimento de um país. A Tabela 97.1 apresenta os principais fatores de risco que podem influenciar de forma interdependente o crescimento infantil.

Tabela 97.1. Fatores de risco que influenciam o crescimento e o desenvolvimento infantil
Fator de risco
Descrição
Individual
Baixo peso, desmame precoce, antecedentes patológicos, genética, baixa resiliência
Familiar
Baixa escolaridade dos pais, baixa renda, família desarticulada, depressão materna, pais jovens, violência doméstica, gestação não planejada, abuso de álcool e substâncias ilícitas
Ambiental
Saneamento deficiente, falta de recursos sociais (creche, escola, clubes, parques), violência, ambiente populoso



Tivemos a participação da Dra. carolina e da Enfermeira Priscila,....Se encontrarmos crianças com baixo o que fazer ..
Os problemas de crescimento ponderal e longitudinal podem ser divididos didaticamente em baixa estatura, baixo ganho de peso, crescimento acima do padrão de normalidade e ganho excessivo de peso. Eles podem ser encontrados de forma combinada ou isolada, e cada uma dessas categorias representa uma gama de diagnósticos diferenciais.
         A anamnese e a observação clínica são os instrumentos mais importantes na avaliação diagnóstica do crescimento ponderal e da estatura.3 O acompanhamento longitudinal da curva de crescimento (peso e altura) é o ponto central para o cuidado mediante uma queixa relacionada ao crescimento. O baixo ganho de peso pode estar relacionado a problemas agudos ou crônicos, a obesidade e os problemas relacionados à estatura em geral estão relacionados a problemas crônicos. O peso é mais sensível às doenças infantis e, de modo geral, é o primeiro a ser atingindo, porém responde positivamente mais rápido assim que o tratamento é iniciado. O déficit estatural é de reversibilidade mais difícil.
         As queixas relacionadas ao crescimento, apesar de serem mais comuns na primeira infância e na adolescência, ocorrem em todas as faixas etárias. Portanto, as orientações gerais que seguem devem ser adaptadas ao ciclo de vida que a criança está vivendo no momento da consulta.
         Uma das características das crianças é que os sinais gerais têm maior predominância sobre os sinais regionais/específicos. Assim, os problemas de crescimento podem estar relacionados a doenças mais específicas que se manifestam com sinais gerais.
      Como as queixas relacionadas ao crescimento possibilitam um número grande de diagnósticos diferenciais, é importante que o médico inicie a consulta com um olhar ampliado e, depois, vá especificando suas perguntas e seu exame. Este capítulo seguirá a mesma ordem. Inicialmente, o tema será tratado de forma mais geral e, posteriormente, trará questões específicas dos diagnósticos diferenciais mais comuns na atenção primária.

Os problemas de crescimento ponderal e longitudinal fazem parte do dia a dia dos médicos de família e comunidade e podem representar um grande leque de diagnósticos diferenciais ou apenas uma preocupação da pessoa e de sua família, estando intimamente relacionados a modos e condições de vida da população. Cabe ao médico de família pautar suas ações de forma individual, acompanhando o crescimento das crianças sob sua responsabilidade, realizando o diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento de eventuais problemas de saúde e de queixas. Cabe também abordar o problema de forma coletiva, incluindo as questões de condições de vida e de promoção da saúde no dia a dia do cuidado da atenção primária.




                                 #ORGULHOSUS

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Rua um com Av. Canal Três - S/Nº - Santa Cruz

Funcionamento

De Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h - Sábado das 08h às 12h

Telefone

(21) 3365-5365

Tecnologia do Blogger.